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Home Segurança Privada

Controle de visitas: quais são as 4 atitudes que o porteiro deve ter ao liberar um visitante?

admin by admin
controle de visitas
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A função do porteiro é de extrema importância em uma empresa. A recepção é o primeiro contato de qualquer pessoa com a empresa. O porteiro não substitui o trabalho de um vigilante, mesmo porque eles desempenham funções distintas, porém, a proteção do patrimônio, dos funcionários e dos visitantes, também está nas mãos de quem é o primeiro acesso físico a qualquer estabelecimento.

Apesar de toda tecnologia presente hoje em dia, que provém dos sistemas de monitoramento eletrônico, treinar o porteiro para realizar a triagem de forma eficiente é fundamental.  

Portanto, ter em sua empresa um profissional que realize o controle de visitas corretamente é não apenas uma questão de segurança patrimonial, mas também de segurança pessoal. Não dar a devida importância ao controle de visitas é a certeza de ter dor de cabeça mais tarde.

Quer saber quais são as 4 atitudes que o porteiro deve ter antes de liberar a entrada para um visitante? Leia mais sobre o assunto na sequência!

1. Realizar o controle de visitas de pessoal não autorizado

Ao se deparar com um visitante, entregador ou prestador de serviços, o porteiro deve ter a habilidade de recepcioná-lo e liberar ou não sua entrada. 

No caso de pessoas não autorizadas, o porteiro deve sempre consultar um superior ou pessoa que autorize sua entrada na empresa. O constante cuidado com esse pequeno detalhe, de pedir a liberação, já diminui  muito o risco de eventuais roubos e furtos. 

O controle de visitas, nesse caso, atua de forma preventiva e necessita de um profissional qualificado e de confiança.

2. Receber correspondências e entregas

Ao chegarem entregas e pacotes, o ideal é que entregadores ou carteiros não passem da recepção. Autorizar o profissional da portaria para receber os pacotes e assinar os recibos é bem mais seguro do que deixar entregadores entrarem nas dependências da empresa.

3. Não repassar informações

O porteiro lida com diversas pessoas diariamente, dentro e fora da empresa. Ao lidar com o público, ele pode ser perguntado sobre algum procedimento ou informação da empresa. E nesses momentos, é importante que ele saiba quais ele pode repassar e quais não.

Dar o número de contato da empresa ou o cartão da empresa são atitudes encorajadas, mas compartilhar informações como telefones e endereços pessoais, não.

4. Manter registro dos visitantes e prestadores de serviço

No caso de a entrada ser necessária (e autorizada), o porteiro deve sempre manter o registro de data e hora de quem entra na empresa.

Identificar a pessoa que está nas dependências do local é indispensável para eventuais futuras consultas. Apenas o nome, sobrenome, objetivo da visita e data e hora já são suficientes para manter o controle de visitas.

 Portanto o porteiro é de grande importância nas empresas e treinar este profissional para realizar o controle de visitas, é essencial para manter o bem estar das pessoas, além de auxiliar na segurança.

Gostou do conteúdo informativo do nosso post? Confira também como o treinamento para porteiro pode aumentar a segurança do ambiente!

 

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