Contratar funcionários é um dos mais importantes processos empresariais. Se for bem feito, ajudará a empresa a se tornar mais competitiva; se for mal feito, poderá atrapalhar o crescimento do negócio e trazer sérios prejuízos financeiros.
Para a contratação de funcionários devemos considerar diferentes critérios. É sobre esses fatores que vamos abordar em nosso texto, confira a seguir!
Defina qual é o perfil do profissional
Ainda que pareça um critério muito claro, nem sempre ele é considerado pela equipe responsável pelo recrutamento e seleção. Para determinar com precisão qual é o perfil do profissional, convém responder algumas questões:
- Qual é o profissional que preciso?
- Quais são as atividades que ele desenvolverá?
- Qual é o conhecimento/experiência que ele deve ter?
- Qual é o nível escolar necessário?
- Quais são as habilidades fundamentais para o cargo?
Com a ajuda da tecnologia, já é possível desenvolver um sistema inteligente que cruza informações sobre diferentes candidatos para receber indicações dos melhores profissionais.
Planeje o processo de seleção
Diversos métodos de seleção podem ser aplicados, como:
- entrevistas presenciais/online;
- questionários/testes por escrito;
- dinâmicas de grupos;
- gamificação.
Para escolher qualquer um deles, ou mais de um, é preciso ter certeza de que estão alinhados com os objetivos da contratação de funcionários.
Solicite referências sobre o profissional
O LinkedIn e as demais redes sociais são plataformas valiosas para a contratação de funcionários. Mas mesmo que o profissional tenha muitos elogios no LinkedIn, por exemplo, vale a pena entrar em contato com algumas das empresas com as quais trabalhou para conseguir mais informações.
Durante a conversa, é bom ser simples e direto nos questionamentos para extrair referências sobre o candidato. Informações sobre nível de desempenho, áreas em que ele se destacou, motivos que o fizeram se desligar da empresa são pontos importantes que devem ser abordados.
Considere a possibilidade de recontratação
Talvez seja uma boa opção recontratar algum funcionário que deixou a empresa por algum motivo que não tenha sido grave, como roubo ou sérios conflitos internos com outros colaboradores ou com gestores.
O funcionário pode ter saído em busca de melhores oportunidades no mercado ou devido a alguma questão particular. E, ainda que tenha existido algum conflito, talvez a recontratação seja uma opção, considerando que o tempo passou e a razão do conflito possa nem existir mais ou ter perdido o sentido.
Às vezes, pode-se indagar: se ele se desligou voluntariamente por que aceitaria retornar? A empresa pode mostrar as mudanças ocorridas desde a saída dele, as vantagens que ele terá agora (como aumento de salário e/ou bônus).
Também é possível “abrir os olhos do profissional” e mostrar que ele se precipitou em ter pedido demissão e que a empresa está disposta a recebê-lo de volta.
Considere os diferentes tipos de contrato de trabalho
É importante analisar como fazer uma contratação de funcionários vantajosa do ponto de vista jurídico. De acordo com a legislação do Brasil, há quatro tipos de contratos:
- contrato por tempo determinado: a duração é prefixada e não pode exceder dois anos (não garante aviso prévio, nem multa do FGTS e seguro-desemprego);
- contrato por tempo indeterminado: não há duração predefinida (se o funcionário for demitido sem justa causa/culpa recíproca, ele faz jus ao aviso prévio, seguro-desemprego e multa sobre o FGTS);
- contrato temporário: período determinado de trabalho (para atender a alguma necessidade passageira), mínimo de três meses, obrigatoriedade de assinar a carteira;
- contrato eventual: sem vínculo empregatício (sem carteira assinada), período curto de trabalho.
Terceirize a contratação de funcionários
Finalmente, a empresa pode terceirizar a contratação de funcionários, deixando que uma empresa especializada se responsabilize por todo o processo, mas respeitando os objetivos e a cultura organizacional da empresa-cliente.
A depender da empresa terceirizada, ela pode definir o perfil do profissional a partir do cargo ofertado, traçar estratégias de recrutamento e seleção, definir o tipo de contrato mais adequado e efetivar a contratação propriamente dita ou alguma recontratação.
Há muitos pontos a considerar na contratação de funcionários. Você deve ficar atento a eles e, sempre que necessário, solicitar ajuda especializada para complementar seu trabalho.
Gostou do nosso post? Então, fique sempre atualizado — acesse nossa newsletter e receba conteúdo diretamente em seu e-mail!







Comentário no facebook