Buscando a praticidade, mão de obra especializada e a priorização do tempo dedicado à empresa, muitos gestores procuram empresas de terceirização de serviços para a execução de certas atividades. Principalmente aquelas que não são parte da atuação principal da organização, como serviços de limpeza, manutenção, recepção ou vigilantes.
No entanto, é comum que persistam algumas dúvidas, principalmente no que diz respeito às responsabilidades de cada uma das partes envolvidas em um contrato de prestação de serviços terceirizados.
Por isso, no texto de hoje, vamos falar um pouco sobre algumas dúvidas recorrentes que é bem provável que tenham ocorrido na cabeça de quem já pensou em buscar empresas de terceirização de serviços. Quer saber mais? Continue a leitura para entender melhor!
O que é a terceirização de mão de obra?
Terceirização de mão de obra é uma modalidade contratual onde duas empresas, a contratada e o contratante, celebram um acordo de prestação de serviços.
A terceirização de serviços se trata de uma forma bastante eficiente de aumentar a produtividade, eliminar os riscos com demandas trabalhistas, jurídicas e tributárias, extinguir custos administrativos, focar no core business do seu negócio e obter ganhos, uma vez que os profissionais terceirizados são especializados e reúnem ferramentas e know-how específicos — e necessários — para a adequada execução de suas tarefas.
Essa modalidade de contrato é muito utilizada quando uma empresa busca por alternativas para se dedicar apenas a sua atividade-chave, deixando as atividades secundárias a cargo de outra empresa especializada nelas.
Por exemplo: em uma empresa metalúrgica, a atividade-chave é a indústria metalmecânica; no entanto, é necessário limpar a empresa e manter a segurança das instalações. Logo, uma boa solução poderá ser buscar empresas de terceirização de serviços a fim de cuidar melhor daquelas atividades.
Quem paga o trabalhador terceirizado?
Quando sua empresa opta por contratar uma empresa de terceirização de serviços, o relacionamento da sua organização é direta e exclusivamente com a empresa terceirizada. Vale ressaltar que o trabalhador que vai executar as atividades na sua empresa tem um vínculo empregatício apenas com a empresa de terceirização de serviços.
Portanto, sua empresa pagará mensalmente apenas o valor acordado na relação comercial com a empresa de terceirização de serviços, uma vez que o salário e todos benefícios do(s) funcionário(s) são responsabilidade da empresa contratada para terceirização de serviços.
Quais são os tipos de contrato possíveis entre o contratante e a empresa de terceirização de serviços?
Existem alguns tipos de contratos de terceirização viáveis para celebração. Tudo depende, principalmente, do serviço que você precisa e qual será a forma de atuação da empresa de terceirização de serviços.
De modo geral, é conveniente que, no momento da assinatura do contrato, tanto o contratante quanto a empresa de terceirização de serviços estejam cientes de suas obrigações, deveres e direitos, sendo que esses itens devem estar claramente descritos no contrato.
Portanto, vale ressaltar a importância de se certificar da idoneidade da empresa de terceirização. É importante fechar negócio com aquelas que cumprem com seus deveres e que estão dentro das leis vigentes dos setores com os quais trabalham.
Gostou do conteúdo que acabou de ler? Se você busca uma empresa séria, reconhecida no mercado, responsável e muito experiente quando se fala em terceirização de multisserviços e em terceirização de segurança privada, saiba mais sobre o Grupo Megavig acessando nosso website.







Comentário no facebook