O absenteísmo, nome dado ao hábito praticado por funcionários que faltam muito, é uma das grandes preocupações de gestores e empreendedores. Isso porque o absenteísmo afeta a produtividade e, consequentemente, o faturamento da empresa.
A falta de funcionários é algo que muitas empresas têm que lidar rotineiramente. Seja por razões de saúde, seja mesmo por conta de problemas pessoais, é comum que funcionários precisem ocasionalmente não comparecer ao trabalho.
No entanto, quando essa se torna uma prática muito recorrente, é possível que a empresa tome providências. A seguir vamos ver algumas medidas que sua empresa pode tomar a respeito desse problema!
Quando funcionários que faltam muito se tornam um problema?
De acordo com a lei trabalhista vigente no Brasil, existem algumas faltas que são consideradas faltas justificadas pela lei. Alguns exemplos são a licença de nascimento de filho, licença por casamento, doação de sangue, dentre outras ocasiões.
Além disso, a lei também ampara a ausência devidamente justificada, a critério da administração do estabelecimento, por motivo de doença do empregado mediante apresentação de atestado, devidamente comprovada, e mais.
É importante ter ciência dessas faltas que são amparadas por lei, para então conseguir avaliar se o absenteísmo do funcionário é justificado. Ou seja, o profissional falta, mas apresenta um motivo razoável para sua falta.
Sabemos que mesmo as faltas justificadas também são prejudiciais para a empresa, mas nesses casos a forma de lidar é uma questão burocrática, já que não existe um problema mais profundo na relação do funcionário com a empresa.
Já o absenteísmo injustificado é aquele em que o funcionário falta voluntariamente e não apresenta motivo razoável. Demonstrando falta de comprometimento do profissional.
É importante salientar também que existe o absenteísmo emocional, que é ligado a causas mais profundas do que apenas a falta de comprometimento e o descontentamento. Ele geralmente é associado a problemas psicossociais desenvolvidos pelo trabalhador.
Quais medidas podem ser tomadas pela empresa?
Tendo em vista os diferentes tipos de absenteísmo que existem, vamos mostrar algumas medidas que podem ser adotadas pela empresa para lidar, principalmente com o absenteísmo injustificado.
Posso aplicar descontos no salário?
Todas as faltas não justificadas, pela lei, são passíveis de serem descontadas em salário. Afinal, sem nenhuma razão para abono da falta, o desconto é válido.
As faltas podem interferir nas férias?
As faltas podem sim interferir nas férias do funcionário. Isso inclusive pode ser algo a ser apresentado e conversado com o profissional para incentivá-lo a mudar sua postura.
Caso o colaborador apresente mais de cinco faltas injustificadas no período de doze meses ele pode, inclusive, perder o direito aos 30 dias de férias.
As faltas no trabalho podem ser razão para a justa causa?
Sim! As faltas no trabalho, quando muito recorrentes podem se tornar razão para uma demissão por justa causa, inclusive assegurado por lei.
De acordo com a legislação, desídia no desempenho, ato de indisciplina ou mesmo insubordinação e abandono de emprego são motivos para demissão por justa causa.
Para desligar o profissional a empresa pode alegar desídia, que é quando o funcionário demonstra má vontade em trabalhar, indisciplina e insubordinação — o colaborador é alertado da falha e ainda assim continua cometendo o mesmo erro.
Além disso, em casos mais graves, é possível alegar abandono de emprego, caracterizado quando o funcionário não se apresenta em seu posto por mais de 30 dias. E nesse aspecto, a empresa deve seguir todo um protocolo para demitir o funcionário.
Por fim é sempre interessante que a primeira medida a ser tomada pela empresa é tentar estabelecer um diálogo com o profissional. Afinal, a rotatividade de profissionais também não é vantajosa para nenhuma empresa.
Com as dicas que foram aqui apresentadas, esperamos que você consiga contornar e resolver todos os problemas da sua empresa quando funcionários faltam muito.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar nossos posts, siga a gente no Facebook e no Instagram e não perca nenhuma novidade!
Comentário no facebook